top of page
  • Foto do escritorJuliana de Paula

Saiba mais sobre as tutorias para professores de francês

Entre para o mercado educacional e se torne um professor de língua francesa.




Você percorreu um longo caminho até a fluência da língua francesa. Se especializou, fez testes de proficiência e agora eis que surge o momento de tomar uma decisão: ser ou não um professor ou professora de francês.


Se tornar um professor de francês não é tarefa simples. Não basta apenas ter o conhecimento avançado do idioma, é preciso ainda compreender as noções fundamentais de pedagogia e compreender com atenção a necessidade dos seus futuros alunos.


E muitas outras questões irão surgir nesse processo: salas presenciais ou aulas online? Qual o melhor tipo de material de apoio? Como gerenciar o seu tempo de modo produtivo e equilibrado? Como usar a internet a seu favor?


Ao longo de duas décadas de trabalho como educadora em francês, percebi que muitas pessoas não sabiam por onde começar nessa carreira. Mesmo a formação tradicional não nos prepara para os desafios do ensino de idiomas.


Do mesmo modo, cada vez mais pessoas se interessam pela possibilidade de aprender um novo idioma - e o francês surge como uma das línguas com maior alcance cultural do planeta.


Foi diante desse desafio que iniciei os programas de tutorias para professores de francês.







O que é uma tutoria?


Aqui vale lembrar a diferença entre tutoria e outros modelos de formação.


A tutoria é um processo de acompanhamento mais amplo e humanizado que a formação tradicional. Ela fornece suporte personalizado ao profissional interessado em atuar neste ramo. Ou seja, o tutor não é somente alguém que ensina, mas alguém que acompanha e acolhe as dúvidas daquele que aprende.


Esse é um processo dinâmico, no qual a troca de experiências rege todo o método de preparação. A ideia aqui não é aprender francês, mas aprender a ensinar o francês de modo claro, objetivo e em acordo com as necessidades do participante.


Como funcionam as tutorias para professores de francês?


As tutorias são realizadas através de encontros online via Google Meet ou Skype, em sessões de 50 minutos. Em cada sessão abordamos diferentes temas da prática educacional do idioma francês.


Vale saber que o futuro professor de francês aprenderá a abordagem do idioma de modo global, ou seja, o francês como língua estrangeira - também conhecido como FLE.


Essa visão nos permite incorporar ao ensino elementos culturais de diferentes países que falam francês ao redor do mundo. Essas variações enriquecerão sua atuação como educador do FLE. Por exemplo: características do francês falado no Canadá, expressões culturais dos países francófonos da África ou ainda diferenças linguísticas do francês em diferentes regiões da França.


Isso servirá para que o futuro professor esteja apto ao ensino globalizado, respeitando diferenças culturais importantes e ampliando o seu leque de atuação enquanto educador.


As tutorias ainda incluem uma ampla abordagem aos diferentes problemas e questões que surgirão em suas aulas. Como auxiliar alunos com dificuldades específicas? Como preparar seus alunos para provas de proficiência? Qual o melhor uso dos meios digitais para complementar suas aulas? Essas são algumas das questões que fazem parte da tutoria para professores de francês.


Como participar?


As tutorias são um modelo de acompanhamento personalizado, por isso mantenho sempre poucas vagas, visando sempre a alta qualidade dos serviços.


Você pode saber mais sobre elas baixando o programa das tutorias, disponível aqui, ou através do formulário de contato deste site (acesse aqui). Ou ainda, se preferir, pode me enviar um email com suas dúvidas para o suporteflejuliana@gmail.com.


À bientôt .



 


247 visualizações0 comentário
bottom of page