top of page
  • Foto do escritorJuliana de Paula

Conheça mais sobre o nosso grupo de estudos em francês



Em 2023 teremos o início do meu primeiro grupo de estudos online.

O "Groupe d'études: Littérature et psychanalyse à travers la langue française", terá como tema a leitura de obras da literatura e da psicanálise em francês.


Essa ideia surgiu da minha experiência com alunos de diferentes culturas e países e de um questionamento: o que perdemos ao deixar de ler certos livros em seu idioma original?


As possibilidades são muitas e por isso mesmo resolvi focar em obras de grande interesse cultural ou livros que possam ampliar a visão sobre a francofonia como um todo.


Num curso de idiomas muitas vezes o trivial é o mais importante. Ler um livro em seu idioma original, seja ele francês ou não, dá ao aluno mais segurança e controle sobre a forma como a língua estrangeira é apresentada. Além disso, a leitura em grupo promove diversas possibilidades de diálogo e amadurecimento de ideias.

O nosso grupo de estudos terá os seguintes objetivos:

  • Compartilhar diferentes ideias sobre um mesmo tema;

  • Favorecer a troca de questionamentos em busca de soluções para os principais problemas da aprendizagem do idioma francês;

  • Promover maior conexão cultural entre alunos de diferentes lugares e vivências;

  • Desmistificar a ideia de “obra difícil” ou de temas considerados próprios apenas ao meio acadêmico;

  • Promover o prazer da leitura de uma obra em francês original e discutir eventuais peculiaridades linguísticas.

O grupo de estudos será um espaço no qual o aluno se desenvolve também coletivamente, podendo compartilhar suas questões com os demais participantes. Some-se a isso a descoberta de grandes textos da cultura francesa e a enorme variedade de autores que teremos ao nosso dispor.



Pôster oficial do grupo de estudos.

Leitura e transformação

A leitura e o estudo coletivo fazem parte da minha abordagem multidisciplinar da língua francesa. Ao longo de minha jornada como educadora descobri que cada aluno possui uma forma de aprender. Embora a técnica e o rigor linguístico sejam sempre necessários, é através da criatividade e da arte que o aluno encontra suas melhores ferramentas para ampliar o uso e a compreensão da língua francesa.


Ao lermos uma obra coletivamente o texto deixa de ser uma peça estática e passa a oferecer diferentes possibilidades de compreensão. A literatura e a psicanálise sempre estiveram juntas nessa dinâmica e acredito que possam ser usadas também como instrumento educacional para a aprendizagem de idiomas.


A ideia aqui não é uma abordagem acadêmica, mas um passeio revigorante através da cultura francófona representada pela escrita.

Algumas obras

O grupo de estudos sempre contemplará obras de comprovada relevância. Autores como Jacques Lacan, Simone de Beauvoir, Marcel Proust, Annie Ernaux, Marguerite Duras e Jean-Bertrand Pontalis são alguns dos nomes presentes neste cronograma.


As leituras acontecerão em encontros online em datas agendadas e apresentarão alguns tópicos:

  1. Breve apresentação da vida e obra do autor selecionado.

  2. Contexto histórico e importância para a língua francesa.

  3. Apontamentos gramaticais e ortográficos.

  4. Sessão de dúvidas e sugestões.

  5. Conteúdo complementar.

Cada leitura contará com material de apoio em PDF e lista de conteúdo complementar disponibilizada na plataforma Notion ou Craft, além de suporte exclusivo via e-mail.

Confira mais detalhes:

Groupe d'études: Littérature et psychanalyse à travers la langue française


Apresentação: Juliana de Paula Farias.


Encontros: 4 sessões de 50 minutos via Google Meet.


Material: para as obras de domínio público será oferecido o texto em PDF. As demais obras serão especificadas no momento da inscrição.


Material de apoio: cronograma de leitura em PDF e acesso exclusivo aos conteúdos complementares via Notion ou Craft.


Datas: fevereiro de 2023 (dias a definir).


Investimento: R$150,00. Desconto especial para alunos atuais ou ex-alunos.


Para mais informações, envie um email para suporteflejuliana@gmail.com.


334 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page