top of page
  • Foto do escritorJuliana de Paula

Aprender francês online: alguns depoimentos dos alunos

Atualizado: 14 de fev. de 2023



O ensino da língua francesa através dos canais digitais é um universo em constante mudança. Um ambiente de aprendizagem mútua repleto de descobertas e possibilidades.


Muito se tem falado sobre a importância do universo francófono, sobre as novas ferramentas de ensino e os novos usos da língua francesa, mas o que pensam os alunos? Como eles se adaptam ao cotidiano das aulas online? Como enxergam o idioma francês em suas rotinas sociais? Que perspectivas têm para o futuro?


Perguntamos a três alunas os principais pontos positivos, desafios e pensamentos sobre a aprendizagem do francês online. Confira:

A experiência de Elisa



Para a aluna Elisa Bastos, a palavra mais bonita do idioma francês é “visage”.


Em sua experiência com a aprendizagem online, a flexibilidade do estudo virtual e a praticidade do acesso às aulas são os principais pontos positivos. Elisa aponta ainda que os principais desafios são obter uma boa conexão de internet e o processo de correção dos exercícios de ortografia.


Ainda segundo Elisa, o francês se representa para ela uma excelente oportunidade de crescimento pessoal, abrindo diversas “possibilidades de carreira e cultura”. Sobre as aulas através do método da professora Juliana de Paula, Elisa afirma:


“Juliana é uma excelente professora, muito competente, educada e responsável com seus alunos. Seu método personalizado atua na dificuldade e no melhor modelo de aprendizado de cada aluno, tornando o processo educativo muito mais eficaz e rápido.”

A experiência de Isabela

Para a aluna Isabela Nahas, “coeur” é a palavra mais bela do idioma francês.


Isabela ressalta a flexibilidade e a praticidade de não ter que se locomover até um local físico como as principais vantagens da aprendizagem online.


Por sua vez, a aluna entende que a prática escrita e a correção de eventuais erros podem se tornar um desafio para quem aprende um novo idioma dentro desse formato. A atenção e a disciplina são partes essenciais da aprendizagem.


O amplo leque de possibilidades de compreensão, entretenimento e de enriquecimento cultural são os principais pontos positivos para quem aprende francês, segundo ela.

Sobre o método da professora Juliana de Paula, Isabela reafirma sua recomendação “pelos anos de aprendizado, pela convivência e confiança no trabalho”.

A experiência de Milena



Para a aluna Milena Cardoso, “flanêr” é a palavra favorita do idioma francês.


Milena afirma que o ensino online lhe proporciona horários mais flexíveis e “a praticidade faz com que as aulas se encaixem em minha rotina com muita facilidade”.


Para Milena, o francês através da internet é ideal para quem tem uma agenda corrida. Contudo, é preciso ter uma boa disciplina pessoal. Ainda segundo a aluna:


“É uma opção de estudo que permite você se reinventar e se reorganizar sempre que necessário, para que você não perca a oportunidade de aprender. O acesso às aulas, aos materiais e a qualquer auxílio fica a um clique de distância.”


Milena destaca também a importância de compreender o ensino do idioma de modo integrado, onde educador e aluno colaboram para uma rotina produtiva. Também segundo ela:


“Não acredito que seja apenas para estudar francês, mas toda atividade que você se propõe a realizar de modo online exige dedicação e constância”.


Além dessa organização pessoal, é preciso que o aluno crie seu próprio ambiente de aprendizagem, um espaço físico pessoal que facilite sua produtividade ao longo de todo o curso:


“No meu caso, para contornar isso tento criar uma rotina que funcione para mim, conciliando o trabalho, outras atividades e os estudos, buscando ser o mais fiel que consigo ao meu planejamento”, resume Milena.


Quando perguntada sobre as motivações para aprender francês, Milena afirma que o idioma é uma chave capaz de abrir novas fronteiras:


“Sempre fui muito encantada em conhecer outras culturas e com um idioma novo isso fica muito mais palpável. Seja assistindo filmes, lendo livros e artigos, ouvindo músicas, entrevistas, notícias, conversando com alguém, trabalhando, frequentando restaurantes e museus, conhecendo um novo país etc. É encantador poder ampliar sua visão de mundo e o francês é uma língua presente em mais ambientes e funções do que eu imaginava!”


Sobre o método da professora Juliana de Paula, Milena destaca a flexibilidade:


“Ela me ensinou a ver o francês que transpassa as regras gramaticais. Além de ser extremamente paciente e gentil! Como comecei do zero, para mim sempre foi muito importante poder me sentir confortável para cometer tropeços, ser corrigida e retirar as minhas dúvidas quantas vezes fosse necessário – e todo esse processo está sendo excelente com a Juliana!”



 

E você? Que tal iniciar hoje mesmo o seu projeto de se tornar um(a) falante fluente do francês? As turmas de 2023 ainda estão abertas, mas com poucas vagas disponíveis.


Para saber mais sobre as aulas online, consultorias ou tutorias para professores de francês, basta enviar uma mensagem neste link. À bientôt !



254 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page